Ei, você, é aluno de baixa renda e ainda não conhece a Assistência Estudantil?

Se você é aluno de baixa renda e estuda na UnB, fique atento! A UnB oferece aos estudantes Auxílios para que você possa manter-se na Universidade. Dentre os auxílios estão a Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação e Moradia Estudantil. Quer saber mais? Acesse www.saeweb.unb.br, faça o login e leia o edital.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O que os estudantes acham dos CA's

Pesquisa revela que 52% dos alunos associam os CA's a palavras negativas como sujo, bagunçado e fedorento. Apesar disso, maioria vai ao local pelo menos três vezes por semana
Juliana Braga - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Pedro Dias é calouro de Comunicação Social. Ele acha o Centro Acadêmico (CA) do curso sujo e bagunçado, mas isso não o impede de visitar o local pelo menos duas vezes por semana. O espaço é usado por Pedro para relaxar entre uma aula e outra, jogar sinuca e conversar com os amigos.

A opinião dele é a mesma de 52,7% dos alunos entrevistados para uma pesquisa que analisou a relação dos universitários com os respectivos CAs. Realizada por três alunas como trabalho final da disciplina Psicologia Ambiental, a pesquisa entrevistou 40 estudantes da UnB. A principal conclusão é que os alunos gostam de frequentar os respectivos centros acadêmicos, mas não estão satisfeitos com o ambiente físico deles.

O que parece ser um paradoxo tem explicação. SegundoThainá Tavares, Valéria Torres e Hevelyn Ferreira, as atividades que podem ser realizadas dentro dos centros são mais importantes do que o espaço físico. “Não são as características do CA que agradam. Os alunos gostam porque lá podem conversar, estar com os amigos ou jogar baralho ou sinuca”, explica Thainá.

Dos alunos ouvidos, 72,5% disseram que frequentam o CA, em média, três vezes por semana. No questionário, as pesquisadoras pediam que o aluno escrevesse cinco palavras que definissem o centro acadêmico. Elas, então, classificaram as respostas em acordo com cinco categorias: mal estar físico; bem estar físico; adjetivação positiva; adjetivação negativa e neutralidade.

A categoria mal estar físico - que continha comentários como sujo, abafado e fedorento, foi a que recebeu o maior número de respostas. Em segundo lugar, com 21,8% ficou a categoria neutralidade, onde foram incluídas palavras que não se encaixaram nas outras categorias, como festa, samba e sofá. A Adjetivação positiva, com palavras como legal, massa e bacana, foi feita por 16,4%. Já a categoria bem estar físico - com palavras como amplo e aconchegante, recebeu apenas 5,5% das opiniões.

UnB Agência


Agora a pergunta é o que os estudantes do Campus da Ceilândia tem a dizer do seus CA's?

Nada. Pois nem se quer o espaço físico da Faculdade da Ceilândia não da para fazer tais instalações!

Nenhum comentário: