Ei, você, é aluno de baixa renda e ainda não conhece a Assistência Estudantil?

Se você é aluno de baixa renda e estuda na UnB, fique atento! A UnB oferece aos estudantes Auxílios para que você possa manter-se na Universidade. Dentre os auxílios estão a Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação e Moradia Estudantil. Quer saber mais? Acesse www.saeweb.unb.br, faça o login e leia o edital.

sábado, 10 de julho de 2010

O que ocorre ao "apagar das luzes" na FCE?

Texto de Adriana Modesto, Estudante de Saúde Coletiva

No mínimo causa bastante estranheza e necessidade de maiores esclarecimentos a toda comunidade acadêmica o episódio ocorrido nesta última sexta-feira próxima.
Alunos relatam atitude ostensiva por parte da segurança patrimonial (a confirmar) e da PM local em virtude da permanência de alguns alunos nas dependências da FCE após as aulas. O fato é que naquele fim de expediente realizava-se uma confraternização junina entre os funcionários da firma contratada e responsável pela segurança patrimonial. O que se sabe ( in off ) é que os alunos foram “convidados” a se retirar do recinto.
Com a finalidade de minimizar e mesmo evitar um clima de animosidade entre as partes, convém esclarecer (a quem de direito) os reais acontecimentos. Convém destacar que por se tratar de uma instituição pública, conta com convenções legais que versam sobre a segurança da mesma. No entanto, é de causar estranheza a necessidade de se acionar a polícia militar para retirar os alunos da faculdade.
O risco é de se assumir como verídico algo que precisa ser esclarecido. Incitar a fúria de outros membros da comunidade acadêmica para que tomem partido deste ou daquele segmento é no mínimo preocupante, assim como abafar uma atitude exagerada (caso esta tenha ocorrido conforme boatos) é abrir portas para que outras atitudes similares aconteçam. Cabe destacar que os trabalhadores da firma que presta segurança são em sua maioria (salvo engano) arrimo de família, e litígios desta natureza podem provocar, inclusive, demissão de funcionários.
Muita calma nesta hora! O esclarecimento não custa caro a ninguém. Caso alguém tenha exagerado nas atitudes, palavras ou tenha lançado mão do abuso de poder há meios legais para se resolver a contenda.
O que se espera é que tudo seja resolvido o mais breve possível e de forma amigável para todos, retomando o clima de tranqüilidade próprio da FCE.
O boato é uma chaga na sociedade, muitas vezes causa prejuízos irreparáveis na vida de pessoas. A verdade deve ser buscada de forma incansável, sempre! Ela é quem liberta, não o disse me disse. Muita calma nesta hora!!!!
Por não constituir-me como testemunha ocular do episódio restrinjo-me a apenas sugerir o esclarecimento dos fatos. Posicionamento baseado em boatos são, via de regra, precipitados.

Nenhum comentário: