Ei, você, é aluno de baixa renda e ainda não conhece a Assistência Estudantil?

Se você é aluno de baixa renda e estuda na UnB, fique atento! A UnB oferece aos estudantes Auxílios para que você possa manter-se na Universidade. Dentre os auxílios estão a Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação e Moradia Estudantil. Quer saber mais? Acesse www.saeweb.unb.br, faça o login e leia o edital.

sábado, 16 de julho de 2011

Pesquisa da UnB Ceilândia ganha prêmio internacional de saúde

UnB Agência
Estudo analisou características de pacientes que sofreram derrame e incentiva suas potencialidades

Pesquisadores da UnB Ceilândia receberam o Antonio Meneguetti Award 2011, prêmio italiano oferecido a experiências na área de Medicina voltadas para o bem estar do ser humano. O professor Emerson Fachin Martins e mais quatro estudantes listaram as características mais comuns das limitações e das funcionalidades de pacientes que sofreram derrame cerebral. Pela pesquisa, o grupo da UnB receberá 5 mil euros, o equivalente a R$ 11 mil.
O projeto de iniciação científica do curso de Fisioterapia da UnB Ceilândia propõe um olhar humanizado sobre pacientes internados em hospitais. A pesquisa propõe tirar o foco da doença e das incapacidades e ampliar as possibilidades de tratamento e bem estar do internado. “Essa maneira de traçar um perfil evidencia o potencial que existe no paciente acamado”, explica o professor Emerson.
Segundo ele, a avaliação permite observar o que funciona e o que não funciona no tratamento. O estudo usa a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para identificar as potencialidades do paciente vítima de derrame (AVE). 
Para a decana interina de Pesquisa e Pós-graduação, Célia Ghedini, a premiação é um estímulo para a pesquisa acadêmica dos novos docentes, já que o professor Emerson está na UnB há apenas três anos e terminou o doutorado há quatro. “É um recém-doutor que tem uma carreira de sucesso na instituição”, diz. A professora ressaltou o foco interdisciplinar do prêmio. “É uma tendência de desenvolvimento mundial juntar as áreas de bem-estar com desenvolvimento social”.

Nenhum comentário: