Ei, você, é aluno de baixa renda e ainda não conhece a Assistência Estudantil?

Se você é aluno de baixa renda e estuda na UnB, fique atento! A UnB oferece aos estudantes Auxílios para que você possa manter-se na Universidade. Dentre os auxílios estão a Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação e Moradia Estudantil. Quer saber mais? Acesse www.saeweb.unb.br, faça o login e leia o edital.

sábado, 14 de maio de 2011

UnB entra na luta por maior assistência à saúde mental

UnB/Agência

A partir desta segunda-feira, 16 de maio, a Secretaria de Saúde do DF promove a Semana de Saúde Mental, com a participação de ONGs, governo e instituições acadêmicas. A UnB vai participar com debates e exibição de filmes. Segundo o professor Ileno Izídio, do Instituto de Psicologia, o evento é uma forma de reivindicar a melhoria da rede de atenção à saúde mental no DF. “Atualmente, somos a unidade da federação com a menor cobertura de saúde mental”, afirma. “O DF possui apenas seis Centros de Atenção Psicossocial enquanto a meta do Ministério da Saúde é 20 – um para cada 100 mil habitantes”.
O ponto alto da semana será a mesa Redonda Saúde Mental sob a Perspectiva dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público e OAB, no dia 18 de maio. “Vamos elaborar um documento reivindicando melhorias e a ampliação da rede de saúde mental do DF para ser entregue ao governo e ao judiciário”, afirma o professor. “Também vamos pedir a criação de uma frente parlamentar na Câmara Legislativa para tratar do assunto”.
Segundo o professor, um dos pontos da reivindicação será a maior articulação entre os centros e serviços oferecidos para a saúde mental. “Isso significar enviar os usuários da rede prontamente para o lugar onde receberão atendimento adequado”, explica. “Precisamos de centros que atuem nas primeiras crises, que tratem de pessoas que já sofreram mais crises ou na promoção da saúde mental entre as famílias”.
Na UnB, as discussões da semana vão começar no Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos da UnB (CAEP) com o tema O Papel das Clínicas-Escola, na segunda-feira. Veja abaixo a programação completa das atividades da UnB na Semana da Saúde Mental:
16 de MaioMesa Redonda sobre “O papel das clínicas-escola na Saúde Mental do DF”
Horário: 16h
Local:, Sala de Atividades Práticas do CAEP (ICC Sul, Bloco A, Térreo, Sala 13 do CAEP)
17 de maioDebate: "Uma universidade muito louca: debate sobre sur(s)tos no campus"
Horário: 16h
Local: Sala AT - 141 (antigo Auditório do IB), ICC Sul, Bloco A
Púb
18 de maioDia Nacional da Luta Antimanicomial
Mesa redonda: “Saúde Mental sob a perspectiva dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Ministério Público e OAB”
Horário: 10h, com concentração às 9h30 em frente a OAB
Local: Auditório da OAB-DF, SEPN 515, Bloco B, Lote 07, Asa Norte.,.
19 de maioCine Psiquiatria
Horário: 19h
Local: Auditório 3 da Faculdade de Saúde da UnB – Campus Darcy Ribeiro/UnB.

20 de maioRoda de Conversa: CRISE: o “nó górdio” da Saúde Mental
Horário: 10h
Local: Auditório 1 da Biologia (Prédio Novo)
Encerramento da Semana de Saúde Mental do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP) do Instituto de Psicologia da UnB
Horário: 16h
Local: Sala AT-141

Nenhum comentário: