Ei, você, é aluno de baixa renda e ainda não conhece a Assistência Estudantil?

Se você é aluno de baixa renda e estuda na UnB, fique atento! A UnB oferece aos estudantes Auxílios para que você possa manter-se na Universidade. Dentre os auxílios estão a Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação e Moradia Estudantil. Quer saber mais? Acesse www.saeweb.unb.br, faça o login e leia o edital.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Foto: Fabio Pozzebom / Agência Brasil.



Robson Bonin
Do G1, em Brasília



Apelidado de “beijódromo” por estudantes da Universidade de Brasília (UnB), o Memorial Darcy Ribeiro foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (6) com protestos de militantes do PSTU, em Brasília.

Presentes ao evento, que ocorreu sob sol escaldante, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Uruguai, José Mujica, foram surpreendidos pelos manifestantes que utilizaram tambores, cartazes e palavras de ordem para chamar a atenção.

Lula não se manifestou sobre o protesto. Durante o evento, ele somente leu um discurso sobre Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor, vice-governador do Rio e senador, morto em 1997.

O reitor da UnB, José Geraldo Sousa Júnior, foi um dos mais hostilizados pelos estudantes que exibiam cartazes com mensagens como “beijódromo construído em cinco meses, mas meu curso ainda não tem prédio”. Durante o discurso, o reitor foi vaiado e ouviu gritos de "UnB sucateada" e "chega de mentira".

Diante do embaraço causado na comitiva de Lula, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, chegou a tentar conversar com os militantes para evitar as manifestações. "A hora é de saudar o mestre Darcy Ribeiro", afirmou Ferreira.

O próprio presidente Lula foi alvo de protestos. Em meio a vaias e gritos, os manifestantes perguntaram: “Ô Lula, por que você mudou?” Houve ainda quem chamasse o presidente de “demagogo”.

Parte dos convidados que acompanhava a cerimônia próxima ao palco tentava reagir com aplausos aos pronunciamentos, mas os gritos e a batucada dos tambores sobressaíram, forçando a Polícia Militar a montar um cerco para evitar a aproximação dos militantes.

A rapidez na execução da obra foi utilizada pelos manifestantes para cobrar a construção de uma Casa do Estudante. A cerimônia foi realizada ao lado do memorial, em um terreno coberto de lama que causou transtornos aos convidados.

Nenhum comentário: