Ei, você, é aluno de baixa renda e ainda não conhece a Assistência Estudantil?

Se você é aluno de baixa renda e estuda na UnB, fique atento! A UnB oferece aos estudantes Auxílios para que você possa manter-se na Universidade. Dentre os auxílios estão a Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação e Moradia Estudantil. Quer saber mais? Acesse www.saeweb.unb.br, faça o login e leia o edital.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Reforço em Matérias de Exatas

Thais Antonio - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Apenas 70% dos estudantes que cursam as disciplinas de Cálculo, Física e Química são aprovados na primeira vez. Para evitar que esses alunos desistam do curso ou se sintam desestimulados com a universidade, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) lançou na quinta-feira, 5 de agosto, edital para formação de Grupos Tutoriais (GT). A ideia é garantir apoio pedagógico para melhorar o rendimento dos estudantes e minimizar os índices de reprovação.

Cada Grupo Tutorial deve ser coordenado por um professor e composto por estudantes de graduação e pós-graduação. Os grupos devem elaborar novos materiais, propostas pedagógicas e diagnósticos sobre as dificuldades dos alunos atendidos. “A diferença entre a tutoria e o monitor é que o GT vai pensar alternativas, metodologias e recursos didáticos para auxiliar no desempenho dos estudantes”, explica a diretora de Acompanhamento e Integração Acadêmica, Nina Laranjeira.

O professor Taygoara de Oliveira, da Faculdade de Engenharia do Gama, aprovou a iniciativa do DEG. “Um dos benefícios do edital é que foca o trabalho dos professores em disciplinas do ciclo básico da graduação”, afirma. Segundo Taygoara, os professores interessam-se mais por disciplinas avançadas e atividades da pós-graduação, deixando de lado as matérias iniciais.

“Outro benefício importante é que a medida pode despertar o interesse dos alunos para a docência”, declara. “É fundamental ter estudantes interessados em dar aula, porque há uma déficit de profissionais de educação no país”. Taygoara contou que uma média de 50% de seus alunos de cálculo são reprovados a cada semestre. "Este semestre tenho 360 alunos diretos. A tutoria pode ajudar muito".

UnB/Agência

Nenhum comentário: